Olá! Clique para dúvidas ou contratar serviços.
Quando decidimos abrir um negócio precisamos seguir um passo a passo. Temos que escolher o nome ideal, ver a disponibilidade desse nome, e se disponível dar entrada no registro dele (marca) e realizar a abertura da empresa na junta comercial.
Sua empresa precisará também de um logo para ser identificada e lembrada de forma visual, de uma papelaria corporativa, cartões de visita, blocos, talões, crachás ... Precisará também está conectada com seus clientes através das principais redes sociais ou meios de buscas na internet.
Pra isso estamos aqui, vamos auxilia-lo nesses passos importantes. Criamos sua logo e toda identidade visual, registramos sua marca, formatamos suas mídias sociais com o preenchimento correto das informações e fotos de capa e perfil dentro da exigência de cada plataforma, depois é só você mesmo gerenciar.
A seguir preparamos alguns artigos sobre a importância do registro de marca e uso das redes sociais para o seu negócio.
Boa leitura!
O Registro de Marca no Brasil
Vivemos em uma economia de constante transformações e rapidez de produção de novos conhecimentos. As valorizações dos ativos de um empreendimento não se concentram apenas em seu patrimônio e bens materiais.
Outros valores surgiram no processo do atendimento e da satisfação das necessidades dos consumidores, que passaram a ser mais conscientes quanto a importância de adquirir produtos com mais qualidade e segurança, adotando novos paradigmas em relação ao processo de consumo e de analisar a questão do custo benefício de produtos e serviços.
Com isso, a questão da Propriedade Intelectual tem sido alvo do fortalecimento da imagem e do diferencial competitivo de um empreendimento, que passaram a adotar meditas estratégias para a valorização desse item como uma atividade fim de sua gestão de negócio e como parte ativa e de objeto de investimento.
No Brasil, conforme rege a Lei 9.279-96 – a propriedade de uma marca é concedida através da concessão de um registro perante o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que a partir desse ponto é conferido o direito de propriedade e exclusivo de uso a empresa titular, dentro do território nacional, prevenindo o uso não autorizado da marca.
O que é Marca – tipos e seu valor
Marca é um sinal visualmente perceptível que visa diferenciar os produtos comercializados ou serviços prestados pelas empresas, em relação ao cenário de mercado e de outras empresas concorrentes.
Assim, uma marca pode ser representada por palavras, expressões ou letras diferenciadas, números, desenhos, imagens, formas, cores, rótulos, logomarcas, ou combinações utilizadas pela criatividade para identificar produtos, serviços e, propriamente, o negócio de uma empresa, e que podem adotar as seguintes tipologias:
Nominativa: É a marca representada por uma palavra.
Figurativa: uso de um logotipo, desenho, imagem, símbolo.
Mista: Combinação de letras e logotipos.
Tridimensional: Usa o formato do produto como objeto de representação da marca.
Assim, com a criação de uma marca e o seu respectivo registro, notoriamente, já fica estabelecido que além da aquisição da exclusividade de direito e uso por parte da empresa detentora, ações estratégicas podem ser implementadas visando obter os efeitos da função principal da marca em facilitar a identificação, por parte dos clientes, de produtos e ou serviços diferenciando-os de outros concorrentes e, como a base para a montagem de estratégias diferenciadas para o processo de campanhas publicitárias e de divulgação da imagem segura e de confiabilidade junto ao universo mercadológico, aumentando o seu valor como ativo patrimonial da empresa.
Independentemente do seu tipo e de sua finalidade, a marca é um ativo de grande importância e de fator de diferenciação, o que justifica a decisão de um negócio em proteger a sua marca, e com isso alcançar um posicionamento diferenciado e vantajoso em relação a outras empresas, como também:
O direito adquirido pela outorga à empresa a titularidade do direito e uso exclusivo de sua marca, originando o impedimento de outro empreendimento comercializar produtos do mesmo segmento empresarial com uma marca igual ou semelhante.
Aquisição de uma boa reputação da marca desde que o produto tenha qualidade e satisfaça o desejo dos consumidores.
Análise positiva para a captação de recursos financeiros junto as instituições de crédito pelo valor adquirido no mercado.
Eliminação da possibilidade de causar confusão junto aos consumidores pela presença de outras marcas similares e semelhantes.
Marca – Benefícios para os pequenos Negócios
A conscientização do diferencial e valor que uma marca pode alcançar tem sido alvo de um processo inovador de gestão de novos paradigmas pelos empreendedores. Especificamente, os pequenos negócios em relação a propriedade intelectual passaram a se conscientizar e procurar, além da proteção de direito, a usar a sua marca em conformidade com as atuais exigências que o mercado consumidor adotou como ponto de avaliação e aquisição de produtos e serviços que promulgam a qualidade e o diferencial inovador para a satisfação e o atendimento de suas necessidades.
Nos dias atuais não adianta apenas ter o produto para comercializar e ou serviço a ser executado, há outros parâmetros e conceitos impostos pelo mercado que estão constituindo uma nova fonte de relação entre o empreendedorismo e o consumismo da sociedade e, formulando benefícios para os negócios em relação a proteção de sua marca em relação ao mercado:
Fortalecimento da missão da empresa frente ao que ele propaga em termo de missão e visão.
Uso da criatividade na criação de estratégias para manter a continuidade da comercialização e prestação de serviço com o mesmo padrão de qualidade e inovação.
Proteção no mercado, caso ocorra conflito com uma outra marca idêntica ou semelhante.
Associação da marca a uma imagem favorável por parte dos consumidores aliado aos aspectos de qualidade e de reconhecimento de inovação por parte dos consumidores alavancando vantagens em detrimento à concorrência.
Implementação de investimentos quanto ao processo de manutenção e aprimoramento de fidelização aos produtos e serviços prestados.
Fator de confiança e de segurança no mercado.
Associação da marca constituída para a elaboração do manual de uso alternativo e a padronização de documentos e utensílios de ordem de papelaria, uniformização, material de divulgação, mídias sociais, material gráfico e editoriais, embalagens de produtos, sinalização e comunicação digital.
Fator de estudos para a prospecção de novos negócios via o sistema de franquia.
Portanto, devido a essência que o valor das marcas e a função crucial que elas exercem frente a gestão dos negócios e o exercício para o sucesso de um produto e ou serviço, é de fundamental importância a certificação que estão registradas e se não estão, a ação e a decisão de registro deve prevalecer e ser uma ação estratégica para que a atuação empresarial de uma empresa não venha sofrer interferência ou algum tipo de processo na área administrativa e ou jurídica e com isso causa prejuízos de investimentos e com a própria imagem de negócio.
Sebrae: Por Augusto Cantuária - Analista do Sebrae no Amapá
Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.
Se você é um empreendedor, imagine a seguinte situação: um cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com você. Se ele digitar o nome de sua empresa no Google, ele rapidamente encontrará as informações principais – como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?
O Google Meu Negócio, lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.
De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.
Se você é, portanto, um empreendedor local, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, um restaurante – e procura um lugar para almoçar. Se ele digitar “restaurante” no Google, você será encontrado?
O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada. Muitos negócios locais nem se imaginam fazendo inbound marketing por pensarem que a metodologia é incompatível com a realidade em que vivem, mas isso não é verdade.
Diversos empreendimentos desse tipo já tiveram resultados concretos investindo no digital.
Contudo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante ampla e pode beneficiar até mesmo empresas que não agem localmente. E é sobre como utilizar o Meu Negócio para aumentar a exposição de sua empresa no Google que vamos falar.
Por que utilizar o Google Meu Negócio
Além das vantagens já mencionadas, de ajudar seu produto ou serviço a ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode ajudá-lo a:
1. Cadastrar e destacar sua empresa no Google
Imagine um potencial cliente procurando por sua empresa no Google. Certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados.
Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.
2. Interagir com os clientes
Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.
De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.
3. Entender e ampliar sua presença
Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são.
Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são.
Além disso, você recebe mensalmente um relatório por email com alguns dados relevantes. Saberá, inclusive, quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.
Conheça os benefícios do Marketing e entenda por que usar o WhatsApp Bussiness no seu negócio
Marketing Conversacional é uma estratégia de Marketing Digital que foca principalmente na construção de relacionamentos um-a-um com seus clientes potenciais ou clientes existentes.
Essencialmente, o objetivo dessa estratégia é satisfazer em tempo real as necessidades específicas de cada cliente. O Marketing Conversacional permite às empresas oferecer uma experiência de compra mais humana e personalizada. Ao mesmo tempo, encurtam os ciclos de vendas e informações valiosas sobre os compradores são adquiridas.
Em termos concretos, o Marketing Conversacional busca recolocar a conversa como um pilar fundamental do relacionamento entre uma empresa e seus clientes. Empregando as mais recentes tecnologias de conversação e inteligência artificial na forma de chatbots, as empresas podem interagir com seus clientes com o objetivo de oferecer uma experiência de compra abrangente, simples e intuitiva.
A seguir, vamos apresentar os motivos pelos quais você deve considerar usar uma estratégia de Marketing Conversacional na sua empresa.
Tempo real
Quando você usa uma estratégia de Marketing Conversacional, a interação com seus clientes acontece instantaneamente e em tempo real. Sem esperas, sem atrasos. Seus clientes são atendidos no momento em que precisam, não importando qual hora seja.
Escalabilidade
Com o surgimento de tecnologias como chatbos, as empresas podem automatizar e escalar conversas com seus clientes, atingindo níveis sem precedentes. Graças a essas tecnologias, as empresas podem manter conversas personalizadas com diferentes clientes ao mesmo tempo, sem prejudicar o funcionamento de seus equipamentos ou sua eficácia ao vender.
Personalização
O uso da tecnologia também nos permite coletar uma grande quantidade de dados, contextualizar conversas e oferecer experiências pessoais únicas. O Marketing Conversacional ajuda empresas a criar vínculos de confiança com seus compradores e experiências de consumo muito positiva.
Feedback
Outra grande vantagem do Marketing Conversacional é o feedback. Cada conversa com um cliente traz contribuições fundamentais que ajudam as empresas a melhorar seus processos de comunicação e seus serviços. Como a conversa foi realizada? O foi bem feito? O que pode ser melhorado? É apenas uma questão de registrar e trabalhar nestes pontos.
Por que sua empresa deve estar no Facebook
O Facebook tem sido um dos assuntos mais comentados em Marketing Digital. O incrível crescimento no número de usuários atraiu tanta atenção que Mark Zuckerberg, seu criador, virou personalidade mundial e a história do site virou até ganhadora do Oscar com o filme “A rede social”.
Diante de tanto barulho, no entanto, as perguntas mais importantes que precisamos responder são: o que minha empresa tem a ver com isso? Por que devo me importar?
1 – Alcance
Milton Nascimento diz em sua música que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Isso não vale só para artistas. O marketing de uma empresa também deve ir atrás de seu público onde ele estiver.
Mesmo que seu negócio seja B2B, é certo que um alto percentual do seu público alvo está no Facebook.
A rede já conta com mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo e caminha a passos largos para atingir seu primeiro bilhão. No Brasil, os anos de 2010 e 2011 apresentaram um crescimento impressionante e o Facebook se tornou uma ótima forma de alcançar muitas pessoas com baixo custo.
2 – Viralidade
Para que uma mensagem se espalhe de forma mais fácil é essencial diminuir as barreiras e tornar o encaminhamento da mensagem o mais simples possível.
Poucas coisas poderiam ser mais simples e fáceis que o botão “Curtir”, disponível para qualquer página e o “Compartilhar” para repassar o conteúdo no próprio Facebook.
Essas duas armas podem ajudar muito sua empresa a levar a mensagem para mais e mais pessoas.
3 – Engajamento
Já vimos que há muita gente no Facebook e que a plataforma favorece o compartilhamento. Há ainda um outro item bastante relevante.
Quem tem uma conta no Facebook sabe o quanto ele é parte do cotidiano das pessoas. Segundo informações do próprio Facebook, mais de 50% dos usuários ativos acessam a ferramenta todos os dias.
Com isso, a chance de contato com sua empresa aumenta muito caso ela tenha uma boa presença na rede.
E empresas que vendem para empresas (B2B)? Também devem estar no Facebook?
Essa é uma pergunta que muitos fazem. As pessoas acreditam que, já que o Facebook é uma rede pessoal, não há tanto espaço para relacionamentos mais profissionais, ou seja, o Facebook não seria útil para empresas B2B.
Nada mais fora da realidade. As pessoas cada vez mais consomem e compartilham conteúdos e serviços profissionais nos seus perfis.
Se a sua empresa possui conteúdo de qualidade, o Facebook é um ótimo canal de distribuição. No nosso caso, por exemplo, é a principal fonte de tráfego para nosso site.
Além disso, também vale lembrar que, por trás das empresas, há pessoas físicas que influenciam e tomam de decisão de compra. O Facebook facilita muito a manutenção e o cultivo do relacionamento com essas pessoas, desde quea abordagem da sua empresa não seja intrusiva e que busque ensinar ou ajudar o cliente.
Perfis comerciais podem fazer anúncios e têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das publicações.
O Instagram for Business, ou Instagram para empresas, é um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham um perfil comercial, façam anúncios e acessem dados dos seguidores na rede social. Ficam disponíveis informações como gênero, idade, localização e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo, assim como alcance e engajamento das publicações.
Por anos empresas de diversos segmentos utilizaram o Instagram para ganharem audiência e se conectarem com o público. No entanto, tudo era feito sem muito retorno sobre o desempenho dos conteúdos e as métricas se resumiam a curtidas e comentários.
Até que, em 2016, um lançamento da rede social tornou a relação entre empresas e Instagram bem mais profissional. O Instagram for Business, ou Instagram para negócios, foi lançado como um conjunto de três novas possibilidades: perfis empresariais, posts patrocinados e métricas.
Na época, foram entrevistadas centenas de empresas. O objetivo? Entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. Depois dessa consulta, três elementos ficaram claros: primeiro, descobriu-se que as empresas desejavam se sobressair no Instagram; segundamente, que precisavam de mais informações sobre seu desempenho após a publicação; por fim, que queriam atingir mais pessoas.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Como o próprio nome sugere, o Instagram for Business é a ferramenta do Instagram dedicada a empresas. Ela permite que negócios que possuem conta na rede social conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem resultados.
Por meio do Instagram for Business, mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.
Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). E mais: é possível promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.
Já imaginou o impacto de tantas informações para a sua empresa?
Para o Registro de Marca depende do enquadramento da empresa (MEI/ME-LTDA). Entre em contato!